preloder

    Transdutor é o nome dado a qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético usado para converter formas de energia física em energia elétrica. Os captadores de guitarra são transdutores que convertem a energia da vibração das cordas do instrumento em impulsos elétricos de corrente alternada. 

    Do ponto de vista da eletrônica, uma guitarra elétrica é um dispositivo bastante simples. Temos os ímãs, a bobina de fio e as próprias cordas da guitarra ou baixo.A bobinagem feita depende muito de um modelo de captador para outro, pode levar em torno de 4000 até 15000 espiras. A resistência do captador muda dependendo a quantidade de espira feitas na bobina, e também influencia o fio utilizado (a espessura do fio de cobre) pode variar de acordo com o projeto do captador.

    O ímã produz um campo magnético que penetra na corda da guitarra, fazendo com que ele se torne magnetizado com a polaridade norte e sul. Quando a corda é puxada, ela oscila, mudando assim o fluxo magnético que passa através da bobina. O fluxo magnético variável induz uma emf (Medidor de Campo Eletromagnético) na bobina, e a polaridade desta muda emf com a vibração da corda de aço. Uma corda vibrando a 440 Hz, por exemplo, induz uma emf ac-440 hz na bobina. Este sinal, depois de ser amplificado, é enviado para os alto-falantes, que produzem uma onda de som de 440 Hz.

    Ligado num osciloscópio, é fácil de ver as ondas de som depois que eles são convertidos em ondas elétricas. O sinal é incrivelmente fraco. Estamos falando de tensões em torno de 0,04 volts e correntes muito fracas ao redor de 0,01 miliamperes.

    Cada uma das 6 cordas mostra uma nota / período / frequência diferente.
    ×

    Carrinho